Ao todo, 35 mulheres estão agendadas para realizarem a implantação do dispositivo em agosto
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizará um mutirão para implantação do dispositivo intrauterino (DIU) em mulheres do município. A ideia é que a iniciativa ocorra todos os meses e, para zerar a fila de espera nesse primeiro momento, a pasta realizará os agendamentos em maior escala.
O mutirão terá início no mês de agosto, onde as inserções serão realizadas nos dias 02, 09, 16, 23 e 30, sempre às 9h, no Espaço Mãe e Filho. Ao todo, 35 mulheres estão agendadas para realizarem a implantação do dispositivo já no próximo mês.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município, Flávia Campelo, todas as pacientes que necessitam do serviço são encaminhadas e agendadas através da Unidade de Saúde Familiar (USF) da qual fazem parte.
“O DIU é um dos métodos contraceptivos que proporcionarmos para as pacientes, e é o mais indicado para mulheres que não podem fazer uso de comprimidos. O doutor Luiz Marcelo estará colocando os dispositivos mensalmente para zerarmos a fila, evitando que as pacientes sejam remanejadas para Unicamp”, disse.
Ela ainda destaca que o objetivo do mutirão é promover a prevenção da gravidez não planejada. “A colocação do DIU faz parte do serviço de Planejamento Familiar do hospital, e, com o mutirão, ampliamos nossa oferta desse tipo de procedimento”.